Antes de iniciar um novo negócio, todo empresário e empreendedor deve conhecer desafios e oportunidades existentes no mercado.
Por Distrito
Novas oportunidades de inovação podem estar latentes agora mesmo, basta estar atento às demandas que vêm transformando o mundo
Estamos em 2023, um tempo de recomeço, saindo de uma pandemia global que durou quase dois anos. Portanto, existem muitas coisas que ainda devem ser consideradas, oportunidades que apareceram e novos desafios a serem superados.O empreendedor moderno deve saber como superar tais barreiras e aproveitar as chances de inovar.
Quais são os principais desafios para empreender em 2023?
Se empreender não é uma tarefa fácil, empreender no Brasil é ainda mais desafiador. Já é lugar-comum o fato de nosso país ser um tanto avesso à livre iniciativa. Há tanta burocracia, tarifas, taxações que começar qualquer negócio é muito complicado. Mas há muitas oportunidades para quem já deu o primeiro passo ou já tem sua marca estabelecida em algum nível.
Assim, aprenda todos os desafios relevantes para empreender em nosso país, sobretudo os desafios que ainda permanecem no ano de 2023. Confira!
• O momento de ressurgimento
O primeiro desafio relevante para empreender em nosso país para 2023 é o momento em que estamos. Como já citamos, passamos por uma pandemia global cujos impactos foram muito significativos durante dois anos seguidos, de 2020 até 2022.
A pandemia congelou todo o mercado, nacional e internacional, gerando prejuízos que são calculados até hoje.Estima-seque no mercado brasileiro o prejuízo causado pela pandemia chegou a mais de 124 bilhões de reais.
Para o mercado de turismo global, a pandemiasignificou a perdade 485 bilhões de reais, quase meio trilhão. Logo,o cenário que se apresenta diante do empreendedor é um cenário de recuperação.
E pior, essa recuperação não se deve apenas ao mercado empreendedor, mas também para o público consumidor. O desemprego em 2021, no auge da pandemia, chegou a números que nem mesmo as previsões do governo imaginariam. Foram mais de 15 milhões de brasileiros desempregados,segundo o IBGE, um número assustador.
Portanto, o empreendedor que começa o ano de 2023 animado com as possibilidades de negócio deve entender que o cenário apresenta este desafio que talvez nunca foi enfrentado pela humanidade. É necessário mais paciência que de costume e ter muita inteligência empreendedora para lidar com a situação.
• Burocracia
A burocracia é um dos maiores pesadelos dos empreendedores brasileiros. No Brasil, há sempre um regulamento, uma obrigação ou formulário a ser preenchido pelo empreendedor.
Nos últimos anos, a abertura de empresas se tornou mais facilitada. No entanto, ainda assim a quantidade de processos burocráticos em nosso país é tremenda e uma grande dor de cabeça para a maioria dos empreendedores.
Esta é uma das razões mais comuns por trás da desistência de pessoas que gostariam de investir em um novo negócio e que não querem lidar com tanta dor de cabeça na hora de abrir sua empresa. E o pior, este problema é quase incontornável. A melhor forma é contratar uma assessoria jurídica e bons profissionais de contabilidade.
• Carga tributária
Outro pesadelo do empreendedor, a carga tributária no Brasil é uma das mais altas do mundo, proporcionalmente falando.
O Impostômetro acumulado do ano de 2022 chegou a mais de 2 trilhões e oitocentos bilhões de reais, quase batendo 3 trilhões. E, em2021, o governo chegou a consumir 33,90% do PIB brasileiro em impostos e taxas.
Os números são impressionantes e causam estranheza em qualquer um que tente levar adiante um empreendimento. Este é sem dúvidas um desafio e tanto para empreender no Brasil e, assim como a burocracia, é um obstáculo incontornável. Só reforça a necessidade do empreendedor controlar muito bem suas despesas e ter um planejamento financeiro muito fino para sua empresa.
• Falta de cultura de inovação nas empresas
Este é um desafio de empreender que descende de todos os outros. Já que empreender não é uma atividade fácil no Brasil, não há umacultura de inovaçãopropagada em muitas empresas.
De certo modo, é comum que haja desestímulos sociais para todos que queiram abrir sua própria empresa e negócio. Se procurar um conselho, é provável que ele seja um desestímulo. E não podemos culpar ninguém por isso, já que as oportunidades oferecidas pelo Estado ao empreendedor são bem deficientes.
E quanto às oportunidades: ao que se atentar para prosperar em 2023?
Bem, falamos bastante dos desafios, mas e as oportunidades? Nem tudo são maus agouros para os empreendedores, e se não fosse uma atividade rentável, nem ao menos iria criar expectativas e ser responsável pelos sonhos de milhares de pessoas que começam seus negócios todos os anos.
Com isso, conhecer os desafios e oportunidades de empreender é essencial. Assim, conheça o lado das oportunidades.
• Tecnologia para e-commerce
É difícil identificarmos algo bom em uma pandemia global. No entanto, uma visão otimista sobre o passado nos revela uma tendência de mercado que nasceu na pandemia e continua muito próspera: os e-commerces.
Vender pela internet nunca foi tão rentável. O crescimento de empresas com um comércio digital devido às necessidades da pandemia foi estrondoso. Para se ter uma ideia, em 2022 ofaturamento do setorfoi de R$ 169.59 bilhões, o que significou um aumento de mais de 18 bilhões de reais em relação ao ano anterior.
Se há um setor aquecido com inúmeras oportunidades de empreendimento, este é o mercado digital no Brasil. Recentemente,a Inteligência Artificial vem sendo testada e implementada para oferecer ao usuário uma experiência cada vez melhor, com recursos que atendam as demandas de experiência do usuário que emergiram nesses últimos anos.
• Apps de clubes e serviços por assinatura
Ainda na onda do e-commerce, temos os serviços por assinatura. Esses são bem extensos e abarcam uma parcela grande do mercado. Temos gigantes como:
-
Netflix;
-
HBO Max;
-
Amazon.
Mas também outros serviços que funcionam por meio de uma assinatura digital,a exemplos de sucesso global, como a Amazon e a Netflix, que emergiram através de seus próprios aplicativos e diversos recursos diferenciados que passaram a oferecer com o passar dos anos. Há também clubes vendidos como serviços dessa categoria, que vão desde clubes de literatura até de produtos cosméticos ou eletrônicos.
Ou seja, é uma categoria de negócio rica, oferece oportunidades incríveis e atuais para qualquer um que deseja empreender.
• Delivery
Os mais atentos notarão uma linha condutiva que liga todas essas diversas oportunidades, que é o mundo digital. De fato, a tecnologia está a favor do empreendimento e boa parte dessas oportunidades oferecidas surgem do avanço tecnológico.
Uma das maiores oportunidades de vendas, que também foram impulsionadas pela pandemia, está nos aplicativos de delivery. Esses aplicativos por si só não vendem nada, mas oferecem um catálogo com os produtos de vários restaurantes, mercados, lojas e em certos casos até farmácias. É uma ótima oportunidade de venda!
Novos caminhos para empreender investindo em inovação aberta!
E se você quer ajuda nos desafios e oportunidades de empreender, saiba que uma nova cultura de empreendedorismo pode oferecer aquilo que você procura. O conceito de Open Innovation é modelo que une esforços de diferentes organizações e pessoas em prol da inovação.
A Inovação Aberta pode ser o caminho de sucesso que sua empresa está procurando.Esse modelo de cultura dita que o caminho para o sucesso pode ser uma mudança na mentalidade empresarial, onde outras empresas no mercado são vistas como parceiras, não apenas como concorrentes.
Neste caso, parcerias são buscas tanto para superar os desafios quanto para encontrar novas oportunidades e, dessa forma, o seu investimento é feito de maneira conjunta com outras empresas do ramo. Assim, você consegue ajuda de onde menos se espera para conseguir bons resultados no mercado!
Fonte: https://distrito.me/blog/desafios-e-oportunidades-para-empreender-em-2023/